Manual de Orientação de uso do Channel Manager integrado ao Hospedin

Se você está lendo esse artigo é porque tem ou quer ter um channel manager ou gerenciador de canais integrado ao seu Hospedin.


Seus canais de vendas estão todos integrados com seu mapa de reservas Hospedin! Porém, apesar da ferramenta possuir o seu processo automatizado, é necessário que se tenham certos cuidados e boas práticas com sua utilização. 


Vamos a eles? 👀


👉 Não altere a disponibilidade no gestor de canais.

A ferramenta utiliza as disponibilidades que você possui em seu mapa de reservas de seu PMS ou seja, qualquer alteração no seu mapa vai refletir na disponibilidade dos canais de vendas integrados.


👉 Não inative ou exclua o quarto em seu PMS se quiser fechá-lo para venda!

Inativar ou excluir um quarto no mapa Hospedin não bloqueia ele para venda nos canais de vendas online, para bloquear a venda de determinado período é necessário bloquear datas, clique aqui e veja como fazer. 


Se o objetivo é fechar ele para venda por tempo indeterminado isso deve ser feito diretamente pelo seu gestor de canais.


👉 Mantenha o seu Mapa de Reservas Organizado.

Um mapa de reservas organizado aumenta suas chances de ocupação, além de facilitar na hora da gestão das reservas vindas dos canais como também das feitas de forma manual. 


Como o gerenciador de canais integra as categorias de UH e não as UH's em si, o PMS envia a disponibilidade de acordo com a quantidade por categoria, independente de quais quartos estão vagos, o que é enviado é a quantidade de quartos disponíveis POR DIA dentro da categoria. Por exemplo: 


Na imagem abaixo, existem 2 reservas na categoria Suite Lua de Mel, uma entre os dias 07 à 10/04 na Suíte 1 e outra entre os dias 10 à 13/04 na Suíte 2. 

Da forma que as reservas estão organizadas não seria possível receber uma reserva vinda do canal de venda dos dias 07 a 13/04 em qualquer uma das UH's que possuo nesta categoria. Contudo, com um simples ajuste, posso receber esta reserva, como pode verificar no exemplo abaixo: 


Nós aqui observamos que a não organização antecipada do seu mapa é um dos maiores fatores que geram overbookings em épocas de alta temporada. 🚨


👉 Nunca exclua ou altere a disposição das UHS, categorias do seu mapa sozinho!


Como seu mapa de reservas está integrado aos canais de vendas, qualquer alteração de disposição do seu mapa deve ser feito junto com o suporte Hospedin. Pois as mesmas alterações devem ser feitas em seu gestor e em todos os canais de vendas integrados.


👉 Não recomendamos trocar reservas sincronizadas de categoria.


🧯O RISCO DE OVERBOOKING É MUITO GRANDE

Evite a troca de categorias de reservas vindas dos canais de vendas online. Caso essa reserva seja cancelada, o canal de venda abre a disponibilidade na categoria e data original da reserva e nós vamos abrir a disponibilidade na categoria e data na qual ela foi alocada, gerando duas disponibilidades quando só existe uma.

Dê preferência por trocar reservas manuais. Se for indispensável, faça isso com segurança no canal que originou a reserva.


👉 Mantenha-se atento as notificações


Sempre que uma reserva vinda do canal de venda não puder ser feita no seu mapa, seja por erro de disponibilidade, erro do canal de vendas ou por simples reajuste, você receberá uma notificação em sua conta como esta no exemplo abaixo:

Nestes casos, se não for apenas ajustes no mapa, entre em contato com nosso suporte para lhe auxiliar!


👉 Cancelamentos devem ser feitos no canal de origem da reserva 


Não é possível cancelar reservas vindas de canais de vendas no sistema Hospedin. 

O cancelamento é feito de forma automática quando recebido do canal de venda. 


Se a reserva foi cancelada no canal e ainda não saiu do seu mapa de reservas, você poderá contactar o suporte da Hospedin com um Print do cancelamento da reserva no canal para que possamos lhe auxiliar a remoção da reserva. 


👉 Para acrescentar UH's em categorias mapeadas com seu gestor de canais, contate o suporte.


Qualquer necessidade de acréscimo ou exclusão de UH's em categorias de quartos mapeadas pelo seu channel manager, é necessário solicitar apoio ao time do suporte, para que após alterações possamos enviar os devidos ajustes ao gestor de canais.


Se na hora de fazer qualquer alteração ou conferência, pintar aquela dúvida, chame nossa equipe no chat!

Este artigo responde a sua dúvida? Obrigado pelo feedback ;) Houve um problema ao enviar seu feedback. Por favor, tente novamente mais tarde.