Como funciona o mapa de reservas?

O Mapa de reservas é umas das principais telas do sistema possibilitando visualizar todas as suas reservas em um único lugar de forma prática e rápida.

No Mapa de Reservas, os quartos aparecem no lado esquerdo da tela, organizados por suas categorias. 

Através do Mapa é possível ter uma visão rápida da situação das reservas de acordo com uma legenda de cores. Em relação as cores de cada situação temos a seguinte definição:

Amarelo: representa uma Pré Reserva, ou seja, o hóspede solicitou a reserva de um quarto, porém, não realizou pelo menos o pagamento parcial para garanti-la.

Azul: Representa uma Reserva, ou seja, o hóspede realizou pelo menos o pagamento parcial de garantia.

Rosa: representa uma reserva em Fila de Espera, como próprio o nome diz, significa que o hóspede está numa fila de espera devido a todos os locais estarem reservados no período que ele deseja. Assim, caso alguém desista você poderá reservar ou pré-reservar para alguém que esteja na fila de espera.

Vermelho: representa um quarto Ocupado ou Hospedado no momento.

Cinza: representa um quarto Em Limpeza, como o próprio nome diz, significa que o local está em limpeza, ou seja, o hóspede já saiu (fez o check-out) e o quarto está sendo limpo pela camareira para torná-lo disponível novamente.

Verde: representa uma hospedagem Finalizada, ou seja, o hóspede já deixou o local e o mesmo está disponível novamente, inclusive limpo.

Preto: representa um quarto Bloqueado. Um quarto pode ser bloqueado por razões de alguma reforma, ou caso você tenha uma reserva mas não possui ainda todas as informações do hóspede, etc.

As reservas com status fila de espera ficarão na parte inferior do mapa.

Nesta imagem abaixo você poderá ver alguns exemplos de reservas e suas diferentes cores. Assim, fica fácil e rápido de visualizar a situação de cada reserva =)

Através do mapa, você consegue visualizar rapidamente quantos quartos estão disponíveis em cada categoria. Basta analisar o número em cima de cada dia na linha da categoria conforme imagem abaixo:

Você pode efetuar novas reservas através do botão verde Adicionar, e depois clicar em Nova Reserva.

Ou então, adicionar uma reserva simplesmente clicando no mapa diretamente no quarto e dia desejado:

 Você também consegue alterar informações de reservas pelo mapa. Basta clicar na reserva e depois clicar em "alterar reserva".

Caso queira trocar uma reserva de quarto, basta clicar sobre ela e arrastar para o quarto desejado:

Também é possível bloquear quartos, clicando sobre o quarto desejado e selecionando a opção bloquear:

No Mapa, você também consegue alterar as datas de visualização:

Para assistir um vídeo de apresentação do mapa de reservas e todas suas funcionalidades clique aqui.

Há diversas funcionalidades e atividades possíveis no Mapa de Reservas e você provavelmente utilizará muito esta página. Mas caso fique com dúvidas, nos chame no chat =)

Este artigo responde a sua dúvida? Obrigado pelo feedback ;) Houve um problema ao enviar seu feedback. Por favor, tente novamente mais tarde.