O que é Revpar na tela Indicadores?

Sabia que é através dele que você descobre o quanto seu estabelecimento tem sido eficiente em gerar resultados positivos?

O RevPAR vem da expressão em inglês “Revenue per Available Room”, que quer dizer Receita por Unidade Habitacional disponível. Embora desconhecido por alguns, essa é uma métrica estratégica e amplamente avaliada pelos gestores e principalmente, pelos investidores do mercado hoteleiro. Através dele é possível analisar o comportamento das tarifas em diferentes situações, regiões e estratégias, a fim de confirmar quais apresentam o melhor resultado.

Diferentemente da Diária Média que considera somente as UHs ocupadas, o RevPAR considera todas as UHs disponíveis em determinado período, fazendo com que você tenha uma visão mais assertiva da receita.

Assim, o RevPAR, conforme mencionado acima, permite que o gestor conheça a efetividade do seu estabelecimento como um todo, principalmente nos momentos de sazonalidade. Através desses números, a estratégia de preços pode ser formulada objetivando aumentar a competitividade.

Ele é uma métrica de desempenho no setor de  hotelaria calculada dividindo a receita total de quartos de um hotel pela contagem de quartos e o número de dias no período que está sendo medido.

O RevPAR pode ser calculado de duas formas:

1) RevPAR = RTH / UHD
Em que:
RTH = Receita total de hospedagens no período
UHD = Unidades habitacionais disponíveis no mesmo período acima

2) RevPAR = DM * TO
Em que:
DM = Diária média
TO = Taxa de ocupação

Além de manifestar o quanto sua estrutura tem sido remunerada pela receita, você pode comparar o RevPAR da sua pousada com o de outros estabelecimentos do mesmo segmento.

Se quiser saber mais sobre o RevPar, clique aqui.

E se tiver alguma dúvida, nos chame no chat =)

Este artigo responde a sua dúvida? Obrigado pelo feedback ;) Houve um problema ao enviar seu feedback. Por favor, tente novamente mais tarde.